Páginas

Educação Física Escolar como fazer?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um GRANDE professor de EDUCAÇÃO FÍSICA

Saudade!
Mais que amigo, mais que parceiro, meu fiel irmão!
Meu melhor amigo e meu único confidente  ALIGLEUSON VIEIRA ...Construiu comigo muitos sonhos e juntos sonhamos, fizemos muitos planos, acreditamos que conseguiríamos (...) 
Esteve ao meu lado durante três anos, mas afirmo a qualquer um que foram os três anos mais felizes da minha vida. Pedi a Deus que colocasse na minha vida um anjo e Deus me mostrou ele. Durante o tempo de faculdade ele esteve comigo, nos momentos felizes e tristes, me apoiou incondicionalmente em tudo o que eu precisava, me disse palavras duras, mas sinceras, me fez rir por muitas e muitas vezes, mas tambem choramos juntos. Talvez sem ele ao meu lado eu nao seria professora de Educação Física, teria desistido, mas ele estava sempre ali, até quando eu não queria. O maior sonho do meu amigo era ser professor de Educação Física, e tenho certeza que saberia. Adoooorava basquetebol....Éramos tão companheiros, tão leal um ao outro que guardavamos segredos a sete chaves, erámos cúmplices! Quando um desanimava o outro estava ali para dividir o peso da dor e qualquer alegria tambem dividíamos. Quando finalmente conseguimos concluir, ele partiu, foi-se embora sem me dizer adeus...Um acidente grave tirou-lhe a vida e junto tirou-me a alegria, O SONHO ACABOU! O que me parece é que ele terminou sua missão aqui, deixou uma filha linda e uma amiga formada. Meu grande irmão faleceu e um pedaço de mim ele levou, nada nesse mundo o substituirá, e pra mim é como se ele estivesse ainda aqui e é assim que sempre vai ser, porque ele é o ANJO da minha vida! Nos amamos tanto, mais tanto que me atrevo a dizer que vamos nos encontrar numa outra vida. Se hoje sou professora de Educação Física, é porque Deus colocou ele na minha vida. Ainda iremos nos reencontar, eu sei....
 

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Educação Física e Férias

A Educação Física escolar  nas férias é a chance das crianças conhecerem outras brincadeiras, poderem se interagir e descobrir que pode ser muito mais prazeroso estar na escola. A escola não deveria fechar os portões durante as férias, mas deixa-los preparados para receber os alunos, e nao somente isso, que as aulas fossem planejadas com mais ludicidade e interatividade, bem como nao deixar de serem educativas. 

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O que temos? O que buscamos?


O que temos?
Atualmente encontramos escolas onde a Educação Física não tem a importância devida, como as outras disciplinas, é tratada indiscriminadamente e diferentemente das outras. O que nos assusta como professor, é que a criançada adooooora Educação Física, mas não sabe o que é. Hoje temos um público que precisa saber o que é Educação Física, e urgente, porque amanhã a educação física pode não servir como prevençao e sim como tratamento...Muita atenção!
O que buscamos?
O professor de Educação Física é o mediador e facilitador dos conhecimentos do corpo, e na escola, esse deve ser o foco, como fazer para que o aluno saiba suas capacidades motoras, mentais, de forma em que o aluno conheça seus limites. Buscamos então, uma escola que perceba a importancia da Educação Física na escola, buscamos espaço na sociedade, reconhecimento, valorização, desenvolvimento do ensino-aprendizagem do educando e muito mais... Desta forma estaremos dando um passo para uma educação de qualidade!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Educação Especial!

Durante a aula o professor deve ser o mais criativo possível, ser extremamente dinâmico e procurar sempre oferecer ao aluno segurança. O mais importante na prática é fazer com que o aluno sinta-se igual aos demais, sem se sentir inferior. É necessário que o professor utilize materiais diversos, coloridos, que chamem a atenção do aluno especial; de certa forma o professor tem que ter "jogo de cintura" para saber transformar o espaço, o material, saber administrar o tempo, saber construir novos jogos e principalmente, saber adaptá-los as necessidades especificas de cada aluno. Mas afirmo a voces, que lidar com crianças especiais, não é só por lidar, ou pelo emprego, ou pelo salário, deve em primeiro lugar GOSTAR, esse é o primeiro passo em busca da inclusao social. Eu particularmente, quero dedicar minha vida a isso...a ministrar aula para alunos especiais.Seja vc tambem um educador ESPECIAL...

terça-feira, 27 de abril de 2010

O fim dos professores de Educação Física no Brasil

Mestre……são centenas de faculdades de Educação Fisica que fecharão as portas….milhares de colegas desempregados…… os PATRÕES só vão contratar ex-atletas pq além de serem mais barato, não tem nenhuma entidade representativa…qualquer atleta de qualquer clube, de qualquer esporte, em qualquer idade, vai ter direito a trabalhar com iniciação esportiva…….é o fim da nossa profissão……..multipliquem, comuniquem aos seus alunos, nas salas de aula de todas faculdades, nas academias, nos clubes, nas associações……

Ser professor...

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena, se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original…
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender…
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”.
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés…

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O aluno não é uma Tábula Rasa!

A Educação Física Escolar não pode ser tratada como uma simples aula de Educação Física, deve por sua vez ser considerada como o momento onde o aluno irá descobrir a si mesmo, conhecendo seu próprio corpo e possibilitando ao educando a chance de realizar movimentos naturais de maneira saudável e recreativa, bem como contribui para o ensino-aprendizagem do mesmo. É importante que o professor saiba que o aluno não é uma Tábula rasa, isto é, vazio, sem nada, muito pelo contrário, eles sempre tragam consigo algo que nós professores devemos valorizar, porque é através disso, que o professor conhece seu aluno e oferece a ele a oportunidade de se redescobrir, como pessoa, como cidadão que faz parte da sociedade. Aproveitar o que o aluno já conhece e o que sabe fazer, é uma estratégia do professor, porque assim o professor faz do aluno um participante ativo nas aulas de Ed. Física...O segredo não está em ensinar, e sim naquilo em que vamos aprender com os nossos alunos...e olha que as vezes nos surpreendemos! Deixe que seu aluno produza, crie, demonstre, invente...